A Refração Computadorizada é o exame utilizado para identificar automaticamente o grau aproximado do paciente. É realizado antes de o paciente entrar no consultório.
É a medida da Pressão Intra-Ocular. É realizado rotineiramente em todos os pacientes como exame preventivo do glaucoma.
O mapeamento de retina é um exame que realiza a análise das estruturas do fundo do olho como a retina, nervo óptico, mácula e vítreo. É muito importante no diagnóstico de doenças sistêmicas como o Diabetes e Hipertensão Arterial, além de doenças oculares como o Glaucoma, Descolamento de Retina, Uveítes, Tumores, Hemorragias, Degeneração Macular Relacionada à idade entre outras.
Gonioscopia é o exame que analisa o ângulo da câmara anterior do olho. É muito importante em pacientes suspeitos de Glaucoma, trauma ocular, entre outras anormalidades.
Este teste verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso após a ingestão de 1 litro de água em 5 minutos. São feitas várias medidas da pressão Intra ocular após a ingestão de água. Este exame está indicado em pacientes com suspeita de glaucoma.
A Paquimetria é o exame que mede a espessura da córnea. Está indicado em pacientes com suspeita de glaucoma, e na avaliação pré-operatória de cirurgia refrativa.
A Microscopia Especular da Córnea analisa as células endoteliais da córnea, identificando patologias desta camada do olho.
Composto pelos Teste de Schirmer, Break up Time ou Tempo de Ruptura da lágrima, coloração com Lissamina verde e teste da Osmolaridade. Avalia a quantidade e a qualidade da lágrima. Importante para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com a Síndrome do Olho Seco.
A Oftalmocenter recebe o primeiro Tear Check do Brasil! A tecnologia mais moderna da atualidade para diagnóstico do Olho Seco agora encontra-se exclusivamente aqui, pertinho de você! Um investimento inédito feito a fim de oferecer os melhores tratamentos e tecnologias de ponta a nossos pacientes.
O Tear Check tem como diferenciais a facilidade e velocidade em realizar exames na superfície ocular, além de contar com exames inéditos como:
E muito mais! Saiba tudo sobre o Tear Check neste vídeo que preparamos para você.
A biometria óptica é um exame que serve para
calcular o grau da lente intra ocular que será implantada na cirurgia da
catarata.
Também serve para fazer medida do comprimento axial do olho em crianças
que fazem controle da miopia.
Um exame de campo visual é usado com mais frequência para detectar sinais de dano no nervo óptico causados por glaucoma, mas também para detecção de doenças centrais ou periféricas na retina, assim como outros tipos de danos ou doenças no nervo óptico.
Ele determinar se o paciente possui pontos cegos (chamados de escotomas) na visão e em quais regiões eles estão. O tamanho e a forma de um escotoma podem mostrar como uma doença dos olhos ou uma desordem cerebral está afetando a visão do paciente.
Um escotoma consiste em uma área de alteração parcial no campo de visão, com acuidade diminuída ou inteiramente degenerada, cercada por um campo de visão normal.
O exame de campo visual é uma parte importante do cuidado regular com os olhos para pacientes que possuem risco de perda de visão por doenças ou outros problemas. Pessoas com as seguintes condições devem ser monitoradas com regularidade pelo seu oftalmologista, que determinará com qual frequência o teste será necessário:
Retinografia é uma técnica de exame que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e de todo o fundo do olho. A retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, criando uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam.
As principais indicações da retinografia são para diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças oftalmológicas que podem afetar a retina e o nervo óptico. É um exame importante para o acompanhamento de pessoas com glaucoma , miopia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares, etc.