De todos os sentidos a sua visão é o mais precioso. Mas, com a idade a catarata pode torná-la sem cor e embaçada dificultando ou até mesmo impedindo dirigir veículos, ver TV e a leitura. À noite é comum o aparecimento de halos ou raios em volta das luzes. A denominação catarata originou-se na antiga Grécia, antes de Cristo, pois já naquela época as pessoas descreviam a doença como se enxergassem através de uma queda d’agua.
A catarata decorre do embaçamento do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. Ainda que seja mais comum após os 60 anos, ela pode ocorrer em pessoas mais jovens. Depois de formada a catarata, a sua remoção cirúrgica seguida do implante de uma lente intra-ocular dobrável é a melhor maneira de se restaurar a boa visão. Não há medicamentos que curem ou retardem a catarata.
Hoje, o resultado da cirurgia é altamente previsível, a recuperação é rápida e, geralmente, não há necessidade de internação.
Embora seja bastante complexa e exija alta habilidade do cirurgião, uma cirurgia de catarata com evolução normal leva apenas cerca de quinze minutos. A permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente uma hora e meia, incluindo o preparo pré-operatorio, a cirurgia e a recuperação pós-cirúrgica.
Hoje também contamos com a moderna tecnologia cirúrgica a LASER , com maior precisão , permitindo alcançar melhores resultados refrativos . Aliado à alta tecnologia das lentes intraoculares , o procedimento a LASER , tem como principal objetivo proporcionar aos pacientes uma maior independência dos óculos e qualidade de visão para todas as distâncias .
Seu cirurgião utiliza uma técnica especial que permite anestesiar o olho com gotas de colírio anestésico em substituição à anestesia local por injeção. Em alguns casos é feita uma leve sedação para que o paciente se sinta relaxado. Em seguida, o cirurgião insere uma microssonda de ultra-som na cápsula que envolve o cristalino opaco. Com a microssonda, o cristalino é fragmentado em partículas e aspirado do olho.
Depois, o cirurgião implanta uma lente intra-ocular dobrável no lugar do cristalino. A cirurgia não tem sangue e, na maioria dos casos, não são necessários pontos pois, a incisão se fecha pela pressão natural do olho.
Não há necessidade de curativo no olho operado e, geralmente, após breve recuperação pós-cirúrgica, o paciente recebe alta e vai para casa. O uso do colírio anestésico praticamente elimina o inchaço e os hematomas na região do olho operado e possibilita que a visão de alguns pacientes comece a ficar nítida logo após a cirurgia. O retorno gradativo às atividades do dia-a-dia inicia-se já no dia seguinte, conforme as recomendações do cirurgião. Serão prescritos medicamentos para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de infecção .
Os avanços tecnológicos e o aprimoramento da técnica de microincisão, da anestesia por colírio e da lente intra-ocular dobrável tornaram a cirurgia de catarata um dos procedimentos mais bem sucedidos da medicina. Pesquisa da American Society of Cataract and Refractive Surgery concluiu que em cerca de 98% dos pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia.
Esta cirurgia é realizada no Hospital de Olhos Capixaba. Para conhecer toda a tecnologia do hospital acesse: http://hocapixaba.com.br/
Graças aos avanços tecnológicos a correção visual a laser é uma das cirurgias mais seguras e previsíveis da medicina moderna.
A correção visual a laser é o resultado bem sucedido de um esforço internacional desenvolvido por cientistas e oftalmologistas para utilização da luz do laser na correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo, conhecidos como erros refrativos.
O excimer laser, um tipo especial de laser praticamente sem calor, foi desenvolvido em 1976 e passou a ser utilizado a partir de 1988, inicialmente, para correção da miopia. Controlados por um computador os pulsos do excimer laser removem tecido da córnea com grande precisão mudando a sua forma. Isto permite a formação da imagem nítida no local adequado da retina.
A cirurgia a laser já tornou realidade o sonho de milhões de pessoas em todo o mundo permitindo que a maioria delas realizem atividades do dia a dia como praticar esportes, dirigir a ver televisão sem lentes corretivas.
Alguns dos principais benefícios da cirurgia a laser apontadas pelas pessoas são: ver com nitidez quando acordam, não ter que usar óculos que ficam embaçados em dias úmidos, nadar e ver bem dentro e fora d’água, praticar esportes de contato em que as lentes e óculos não só atrapalham como são perigosos, e levantar à noite e ver sem óculos. A fotoablação corneana (PRK) e a ceratomileusis assistida a laser (LASIK) são as principais técnicas cirúrgicas a laser consideradas da prática médica corrente pelo Conselho Federal de Medicina. O LASIK é mais adequado a um grande número de pessoas enquanto que a PRK a outras. O oftalmologista recomendará a técnica mais apropriada, dependendo do erro refrativo e das características individuais dos olho de cada paciente.
A técnica cirúrgica PRK foi desenvolvida com o advento da correção visual a laser. O oftalmologista anestesia a córnea do paciente com o colírio e remove uma pequena parte da superfície com um dispositivo especial. O excimer laser remodela a forma da córnea atuando sobre sua superfície por menos de 1 minuto.
O cirurgião poderá colocar, então, uma lente de contato para proteger a área tratada, evitar infecção e reduzir o desconforto durante a cicatrização. A lente será removida dentro de um a três dias após a cirurgia. A visão melhora gradualmente nas duas primeiras semanas e poderá alcançar o resultado definitivo entre quatro e oito semanas. Durante esse período o cirurgião poderá prescrever o uso de colírios.
Utilizado a partir de 1991, o LASIK é uma avançada técnica cirúrgica que possibilita o oftalmologista tornar a correção visual a laser uma experiência altamente precisa, rápida e indolor. O LASIK pode ser utilizado para corrigir tanto altos quanto baixos graus de miopia e moderados graus de astigmatismo e hipermetropia.
Gotas de colírio anestésico são pingados no olho do paciente e as pálpebras são imobilizadas por um dispositivo para evitar que a pessoa pisque durante a ação do laser. Um aparelho chamado microcerátomo fixa o olho e levanta uma fina camada da córnea. Em seguida, a luz do laser esculpe uma das camadas internas da córnea em menos de 1 minuto.
Hoje , também contamos com a cirurgia refrativa 100 % a LASER , ou seja , sem uso de lâminas . Primeiramente, o LASER de FEMTOSEGUNDO cria um flap fino separando os tecidos em uma determinada profundidade da córnea , sem corte .Em seguida , para corrigir a visão , outro laser , o EXCIMER LASER , realiza a correção da visão através da ablação do tecido da córnea de acordo com um padrão pré -estabelecido e exclusivo para cada paciente .Esta cirurgia pode ser indicada inclusive em casos mais difíceis ,pois as camadas da córnea são separadas com uma precisão inédita ,criando um flap ultrafino .Portanto , pode ser eficaz em pacientes que antes não eram candidatos à cirurgia a laser .
LASIK dispensa internação. A maioria dos pacientes enxerga o suficiente para retomar numerosas atividades já no dia seguinte e recupera a visão funcional em poucos dias. Certos pacientes sentem um leve desconforto no olho operado o qual deverá desaparecer dentro de seis a vinte e quatro horas e poderá ser aliviado com o analgésico a que estão acostumados. O cirurgião poderá prescrever o uso de colírio por alguns dias.
A cirurgia a laser aplica-se à maioria das pessoas desde que elas tenham, pelo menos, 21 anos de idade, córneas saudáveis e satisfaçam alguns critérios, como estabilidade do grau nos últimos doze meses. Existem algumas condições médicas em que a cirurgia não é recomendada.
A cirurgia não corrige presbiopia, causadora da necessidade de óculos para perto a partir dos 40 anos. Se você estiver próximo desta idade o oftalmologista poderá planejar a cirurgia para deixar um dos olhos ligeiramente míope. Isto retardará o uso de óculos para perto.
É importante que você se submeta à cirurgia bem informado. Durante a consulta de avaliação, o oftalmologista poderá dizer se a cirurgia a laser aplica-se ao seu problema e lhe falar sobre os benefícios e riscos do procedimento. Ao analisar as razões pelas quais você não deseja usar lentes corretivas, o oftalmologista ajudará você a decidir se suas expectativas poderão ser satisfeitas, levando também em conta a exatidão do grau que você deseja após a cirurgia.
Esta cirurgia é realizada na Oftalmo Laser, situada na Av. Nossa Srª da Penha, 1495 - Santa Lúcia, Vitória - ES.
Os olhos são o espelho da alma, pois refletem nossas emoções e sentimentos. Eles são também, na maioria das vezes, o primeiro traço fisionômico que as pessoas notam em nosso rosto. Mas, com o passar dos anos, as pálpebras caídas e as bolsas em volta dos olhos podem dar à fisionomia um aspecto de envelhecimento prematuro e cansaço, mesmo depois de uma boa noite de sono. Tais problemas, geralmente, se iniciam por volta dos 35 anos. Entretanto, as pessoas que têm predisposição genética podem apresentá-los ainda mais jovens. A alimentação inadequada, a exposição demasiada ao sol e o uso do álcool e do fumo também podem antecipar esses sinais da idade. Felizmente, hoje, a cirurgia plástica palpebral pode ajudar o rejuvenescimento das pessoas através do procedimento, tecnicamente conhecido por blefaroplastia,que consiste na remoção da gordura e, muitas vezes, do excesso de pele e músculos das pálpebras. Como proporciona um alto grau de satisfação aos pacientes, com um mínimo de riscos, a cirurgia plástica palpebral ou blefaroplastia tornou-se largamente aceita entre os homens e mulheres em todo o mundo.
As informações médicas solicitadas pelo seu cirurgião, bem como sua idade e seu tipo de pele, ajudarão vocês a chegarem a uma decisão conjunta sobre a técnica cirúrgica e a necessidade de operar tanto as pálpebras inferiores quanto as superiores. Seu cirurgião lhe fornecerá instruções pré e pós-operatórias, inclusive quando à alimentação e medicamentos que devem ser tomados ou evitados. Lembre-se de que o cumprimento das instruções tem grande influência no sucesso da cirurgia.
A cirurgia é realizada sob a anestesia local com sedação e dependendo da extensão do procedimento pode levar de uma a duas horas. Se você se submeter à cirurgia das quatro pálpebras, é provável que as superiores sejam operadas primeiro. Inicialmente, o cirurgião marcará os locais das incisões, de modo que com o tempo torne-se praticamente impossível que alguém perceba as cicatrizes da cirurgia. Na cirurgia das pálpebras superiores o cirurgião irá trabalhar ao longo das incisões, separando a pele dos tecidos gordurosos e músculos. Em seguida, removerá a gordura e o excesso de pele que tendem a se acumular, especialmente, na região do canto interno do olho. Depois, as incisões são fechadas com pontos bem pequenos. Se na cirurgia das pálpebras inferiores, além da gordura, houver necessidade de remover pele ,o cirurgião executará uma incisão logo abaixo dos seus cílios. Caso seja preciso remover apenas gordura das pálpebras inferiores, o cirurgião poderá optar por uma incisão por dentro da pálpebra que não deixa cicatrizes. Essa técnica, denominada blefaroplastia transconjuntival, dispensa a incisão externa. É realizada em pacientes mais jovens, com pele mais espessa, elástica e sem flacidez.
Dependendo da quantidade de tecido removida poderá haver necessidade de internação por algumas horas. Depois que receber alta alguém deverá levar você de volta para casa e, nos primeiros dias, você poderá precisar também de ajuda caso necessite sair de casa. Ao passar o efeito da anestesia, algumas pessoas sentem os olhos apertados e ligeiramente doloridos. Dependendo da rotina de seu médico, poderão ser prescritas medicações como analgésicos e/ou antiinflamatórios, colírio e pomada. Para diminuir o edema e a formação de hematomas pós-cirúrgicos, os médicos geralmente recomendam a colocação de compressa de gelo sobre os olhos. Enquanto não retirar os pontos, você não deverá carregar peso, fazer exercícios físicos, tomar banho de piscina ou permanecer em lugares quentes e abafados. Após vinte e quatro horas, você poderá lavar o rosto, enxugando-o delicadamente sem esfregar a pele próxima à cirurgia. Não há restrições quanto ao uso de óculos.
Seu médico lhe informará as atividades e locais que você deverá evitar e acompanhará seu progresso nas duas primeiras semanas. Entre cinco e sete dias após a cirurgia, os pontos são removidos, de acordo com o programa de seu médico e os hematomas e a descoloração em volta dos olhos desaparecerão gradualmente. Dependendo da sua cicatrização, o médico poderá, então, autorizar o uso de maquiagem para disfarçar os hematomas remanescentes. Mas, você deverá ter cuidado especial ao removê-la. Entre duas semanas e um mês sua aparência ficará muito melhor. Geralmente, as pessoas voltam ao trabalho dentro de uma semana a dez dias. Os óculos escuros poderão ajudar você a se sentir mais à vontade em público.
Os resultados positivos da cirurgia são quase imediatos, mas as cicatrizes poderão permanecer levemente rosadas nos seis primeiros meses e desaparecerão gradualmente até tornarem-se praticamente invisíveis. Os resultados da sua cirurgia plástica palpebral poderão fazer com que você pareça mais jovem durante muitos anos. Se você quer parecer tão bem quanto se sente, pergunte ao seu médico se a cirurgia aplica-se ao seu problema.
Esta cirurgia é realizada no Hospital de Olhos Capixaba. Para conhecer toda a tecnologia do hospital acesse: http://hocapixaba.com.br/
Saiba tudo sobre Cirurgia Plástica Palpebral (Blefaroplastia) em:
https://tudosobrepalpebras.com.br/
A aplicação da Toxina Botulínica - Botox está indicada para suavizar as rugas e linhas de expressão dinâmicas da face, como por exemplo os pés de galinha ao redor dos olhos, rugas da testa e da glabela (região entre as sobrancelhas).
A aplicação é feita em consultório e seus efeitos podem durar até 6 meses.
O preenchimento facial serve para remodelação de formas e contornos do rosto e lábios, dar volume às áreas modificadas pelo processo de envelhecimento (como a área palpebral) ou corrigir as rugas de expressão estáticas da face, como por exemplo o bigode chinês. É feito com ácido hialurônico e seus efeitos podem durar até 12 meses.
É uma tecnologia utilizada para rejuvenescimento da pele. O aparelho atua com emissão de ondas eletromagnéticas estimulando a produção de colágeno e melhorando a firmeza da pele. Recentemente foi desenvolvida uma ponteira diferenciada para o FRAXX, que possibilitou o surgimento de uma técnica com excelentes resultados para bolsas e rugas ao redor dos olhos. No tratamento facial, o FRAXX auxilia promovendo um efeito semelhante ao lifting, melhorando a área do contorno da mandíbula, dando aparência mais jovial à face, além de suavizar o famoso bigode chinês, melhorando a textura da pele (diminuindo a flacidez) e suavizando linhas de expressão (rugas), como os pés de galinha, rugas da testa e ao redor da boca, conhecido como código de barras.
A adaptação de Lentes de Contato traz conforto e qualidade visual aos pacientes que desejam enxergar sem óculos.
As Lentes de Contato devem ser adaptadas pelo Médico Oftalmologista, que fará um exame Oftalmológico completo para escolher qual a Lente está indicada em cada caso.
É uma deficiência na quantidade ou na qualidade do filme lacrimal, que acaba levando ao ressecamento da superfície ocular, o que causa sensação de secura, ardência, “areia nos olhos”, aparecimento de vermelhidão e fotofobia (sensibilidade à luz).
Quando se pisca, as pálpebras distribuem o filme lacrimal para que este cubra toda a superfície dos olhos.
Além disso, acredita-se que o ato de piscar seja um estímulo para a produção contínua de lagrimas.
Normalmente, devemos piscar de 12 a 15 vezes em 1 minuto.
Vários fatores podem causar a síndrome do Olho Seco, sendo eles:
Os lubrificantes oculares
(lágrimas artificiais) são a base da terapia para o
tratamento da Síndrome do Olho Seco, estabilizando o
filme lacrimal e proporcionando o alívio dos
sintomas. Também a Oclusão do ponto lacrimal de
drenagem pode ser uma das medidas mais eficazes para
o tratamento destes pacientes.
A clínica também conta com a tecnologia de Luz
Pulsada para tratar a Síndrome do Olho Seco.
A Síndrome do Olho Seco, causada especialmente pela Disfunção das Glândulas de Meibômio, é uma das principais razões, se não a maior, para a visita ao Oftalmologista./p>
O E-EYE ( IRPL- Intense Regulated Pulsed Light ) é um dispositivo de luz pulsada regulada de alta intensidade projetado para o tratamento da Síndrome do Olho Seco ligada à Disfunção das Glândulas de Meibômio. Estes pacientes possuem Olho Seco causado por baixa produção de lipídeos, com alto nível de Osmolaridade.
O E-EYE emite um feixe de "luz fria" que estimula e desobstrui as Glândulas Meibomianas com total segurança e conforto, de forma minimamente invasiva. Em resposta a este estímulo, as Glândulas de Meibômio voltam a funcionar, entregando lipídeos e proteínas ao filme lacrimal, evitando que este evapore.
Deseja saber mais informações sobre o Olho Seco? Acesse o site www.tudosobreolhoseco.com.br
É um procedimento indicado para realizar o corte da cápsula posterior do cristalino, quando a mesma torna-se opaca, após a cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular. A aplicação é indolor, realizada sob colírio anestésico.
O glaucoma é uma doença que causa dano ao nervo óptico. Este nervo envia os sinais visuais ao cérebro, onde estes são processados e se convertem em imagem. A causa do glaucoma não é totalmente conhecida, mas demonstrou-se que o aumento da pressão interna do olho é o fator de risco mais importante.
Quando esta pressão do olho está muito elevada, o nervo óptico pode ser afetado. Este dano impede que alguns sinais visuais cheguem até o cérebro. O resultado é que o cérebro não pode “ver” tudo o que os olhos vêem. Isto provoca a redução do campo visual, que, se não for tratada, poderá levar à cegueira.
O glaucoma atinge as pessoas de todas as raças,sexo e nacionalidade. Qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma,mas em algumas, o risco é maior do que em outras. Vários estudos mostram que qualquer pessoa que possui uma ou mais das características abaixo apresentam risco de desenvolver a doença:
Se você possui qualquer um destes fatores de risco é importante que se submeta periodicamente a exames oculares. A detecção e o tratamento precoce do glaucoma podem retardar a progressão da doença e prevenir a cegueira.
Muitos não sabem que têm glaucoma até que perdem uma parte da visão. Não obstante, os oftalmologistas podem detectar e tratar o glaucoma antes que a maioria dos pacientes apresente algum sintoma. O glaucoma se desenvolve lentamente, isto explica porque muitos pacientes vivem muitos anos antes de notar algum sintoma. Os pacientes com glaucoma podem apresentar perda da visão periférica, levando ao que chamamos "Visão tubular". Lamentavelmente, a perda da visão devido a um dano ao nervo óptico é irreversível.
O olho é preenchido por líquidos que ajudam a manter certa pressão interna. Esta se chama pressão intraocular (PIO). Os médicos podem medir facilmente a PIO e usar estes dados como um índice importante no diagnóstico e no tratamento do glaucoma. A PIO normal está entre 12 e 22 mmhg (milímetros de mercúrio). Um exame importante para medir a PIO é a tonometria. Este é um procedimento onde seu médico usa um aparelho chamado tonômetro para medir a PIO. É uma prova importante, pois a PIO elevada é o fator de risco mais importante para o glaucoma. No entanto, uma PIO elevada não necessariamente quer dizer que você terá glaucoma, assim como uma PIO normal tampouco quer dizer que você não tenha glaucoma. O controle da PIO é o objetivo mais importante da terapia do glaucoma. Quando a PIO está controlada, o nervo óptico está menos exposto ao risco de ser lesionado, protegendo sua visão.
A parte do olho é preenchida por um líquido chamado humor aquoso. Este é produzido pelo olho, com a finalidade de lavar e alimentar as suas diferentes partes. Normalmente, flui para fora do olho através de vários caminhos e câmeras. Quando estes caminhos estão obstruídos, há um aumento da pressão intra-ocular (PIO). Apesar da PIO ser o fator de risco mais importante para o glaucoma, ela pode ser controlada.
Lamentavelmente, o glaucoma não tem cura. As boas notícias são que o glaucoma pode ser tratado efetivamente quando detectado no início. Vários anos de pesquisas têm levado ao descobrimento de numerosos medicamentos que têm ajudado a preservar a visão de milhões de pessoas como você, em todo o mundo. O efeito principal da maioria dos medicamentos é a diminuição da PIO. Comprovou-se que este é um caminho efetivo para ajudar a prevenir a perda da visão em pacientes com glaucoma. Existem vários tipos diferentes de medicamentos para o glaucoma. Alguns estão descritos aqui. Seu oftalmologista tratará de encontrar os medicamentos corretos que controlarão sua PIO dentro de um valor desejável. Também considerará sua saúde e a possibilidade de efeitos secundários. Se o tratamento com um ou mais medicamentos não tiver êxito, é possível que seu médico indique uma cirurgia.
O glaucoma é uma doença crônica, necessitando que os pacientes usem medicamentos por toda a vida. Todavia, isto ajudará a conservar a sua visão. Estudos demonstram que os pacientes cuja PIO se mantem baixa e controlada, apresentam menor progressão do glaucoma do que os que apresentam PIO elevada e sem controle.
Não importa qual medicamento seu médico receitou, o importante é seguir suas recomendações. Na realidade, ele pode ter receitado dois ou mais medicamentos se você necessitar. Utilizar os medicamentos tal como foi orientado por seu médico, certamente poderá ajudar a controlar a progressão do glaucoma e prevenir a cegueira. Além de pingar o colírio como foi orientado, você deverá procurar seu médico regularmente para controle.