BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA PALPEBRAL)

Não existe uma idade ideal, mas sim, a necessidade do paciente que apresenta o excesso de pele nas pálpebras, e isto geralmente ocorre após a terceira década.

Como a pele das pálpebras é de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele, ou seja inaparentes.

Geralmente a anestesia é local associada à sedação venosa.

Geralmente ocorre um edema e hamatoma na região palpebral que vai cedendo com os dias, e principalmente com as compressas geladas .O paciente, normalmente usa por 2 dias antiinflamatório oral e não sente dor.Os pontos são retirados em 5 a 7 dias.

Geralmente o paciente passa um periodo no hospital, incluindo o tempo da cirurgia e o tempo necessário para recuperação anestésica. Não é necessário internação hospitalar. Em casos de pacientes com necessidades clínicas especiais, este tempo poderá ser prolongado.

Normalmente, em torno de uma hora se for somente as pálpebras superiores, ou duas horas se operarmos também as pálpebras inferiores.

Em 2 semanas o edema já diminui bastante, mas é geralmente em torno de 1 mês o tempo necessário para um resultado mais definitivo.

CIRURGIA REFRATIVA (LASIK, PRK)

A cirurgia de grau (cirurgia refrativa) é um procedimento relativamente simples, sem necessidade de internação. A anestesia é tópica, isto é, só com uso de colírio. O tempo cirúrgico é de aproximadamente 20 a 60 segundos conforme o grau do paciente.

O laser utilizado na cirurgia refrativa possibilita fazer uma ablação da superfície da córnea que resulta em correção das várias ametropias (miopia, astigmatismo e hipermetropia).

O paciente tem que estar com seu grau estabilizado.

Recomenda-se fazer o exame Topográfico da córnea e Paquimetria para saber se a córnea é adequada à cirurgia.

Atualmente, pode-se operar as miopias desde –1,0 grau até –10,0 graus, astigmatismos até –5,0 graus e hipermetopias até +5,0 graus.

Existem basicamente duas técnicas utilizadas rotineiramente : Lasik e PRK, ambas com ótimos resultados.

Pacientes a partir de 21 anos de idade podem ser submetidos à cirurgia desde que haja a estabilização do grau.

Pacientes acima de 40 anos também podem ser operados, observando-se os cálculos para visão de perto.

Deve-se tomar certos cuidados comuns aos pós-operatórios de qualquer cirurgia ocular, como não esfregar os olhos ou tocá-los com mãos sujas e exposição ao vento ou sol forte.

Deverá utilizar colírios prescritos por seu médico.

A visão se normaliza gradativamente.

O objetivo da cirurgia é tornar o paciente independente dos óculos ou lentes de contato.

LENTES DE CONTATO

Lentes de contato são pequenas e delicadas lentes de material plástico desenhadas para se adaptarem à superfície do olho.

Basicamente as lentes são usadas para corrigir os erros de refração: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada.

Somente com o exame oftalmológico, o médico poderá indicar qual é a melhor lente para cada caso. As lentes podem solucionar defeitos de focalização da imagem muitas vezes com vantagem sobre os óculos. Muitos problemas que comprometem a regularidade da córnea e que não são passíveis de correção com os óculos (como o CERATOCONE,por exemplo) podem ser corrigidos com lentes de contato.

Existem lentes adequadas para dormir e outras que devem ser retiradas à noite. Em seu processo de adaptação, você será orientado e treinado em como cuidar de suas lentes.

Em vários casos, como Ceratocone , como já dito anteriormente .Em paciente com altos graus de miopia , astigmatismo ou hipermetropia, as lentes, além de proporcionar melhor conforto visual, também atuam positivamente na melhora do campo visual. Para pacientes que desejam praticar esportes, as lentes também são melhores que os óculos. E também não podemos esquecer da melhora do aspecto estético para uso social ou mesmo no dia-a dia do trabalho.

A Oftalmocenter conta com completo arsenal para testes de lentes de contato permitindo a seleção adequada para cada paciente.

  • Lentes Rígidas Gás-Permeáveis
  • Lentes Descartáveis
  • Lentes Descartáveis de Alta Oxigenação ou Silicone-Hidrogel
  • Lentes Especiais (Ceratocone, Cosméticas)
  • Lentes Tóricas
  • Lentes Multifocais

CIRURGIA DE CATARATA

A catarata é uma opacificação do cristalino, nossa lente natural. Com a idade, todos teremos esta opacificação naturalmente.

O único tratamento para a catarata é a cirurgia para extração da mesma e implante de uma Lente Intra Ocular.

Geralmente, o paciente com catarata tem o sintoma de embaçamento visual.

Geralmente a cirurgia de catarata é bem rápida, devido à alta tecnologia empregada atualmente. A anestesia é local com uma sedação venosa e a internação é de curta duração, não sendo necessário dormir no Hospital .

Sim, na cirurgia há a extração da catarata e implante de uma lente Intra Ocular que restabelece a visão.

Cada paciente tem um perfil ocular individual e necessita discutir com seu médico as opções adequadas ao seu caso.

Cada paciente tem uma característica particular em sua anatomia e óptica ocular, mas geralmente o paciente consegue ficar independente do uso de óculos para longe, e em alguns casos também para perto. Há diferentes opções de Lentes Intra - Oculares para cada caso cirúrgico e estilo de vida. Hoje em dia, a moderna cirurgia da catarata oferece a oportunidade de corrigir não somente a catarata, mas também outros problemas de visão, como miopia, hipermetropia e presbiopia ("vista cansada").

Se você precisa de mais informações, ligue: (27) 3334-0477 | (27) 3334-0438